Bolsas Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Modalidade: Doutorado

Beneficiário: A Capes concede bolsas de estudo no Brasil e no exterior visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.

Bolsas PROSUC, PROEX e PDPG
Programas de Suporte à Pós-Graduação da Capes, que tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos por Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares, nos níveis de Mestrado e Doutorado.

Valores
Modalidade I – bolsa no valor de R$ 2.100,00 para o Mestrado e R$ 3.100,00 para o Doutorado e pagamento de taxa escolar no valor de R$ 1.100,00 para o Mestrado e R$ 1.400,00 para o Doutorado pagas pela Capes diretamente na conta corrente do beneficiário, que deverá repassar o valor da taxa escolar à PUCPR, por meio de boleto bancário, em substituição ao pagamento da mensalidade do curso.

Modalidade II – taxa escolar no valor de R$ 1.100,00 para o Mestrado e R$ 1.400,00 para o Doutorado pagas pela Capes diretamente na conta corrente do beneficiário, que deverá repassar o valor da taxa escolar à PUCPR, por meio de boleto bancário, em substituição ao pagamento da mensalidade do curso.

Dos critérios:
• Participar e ser aprovado em processo seletivo de Bolsas Capes, divulgado pelo Programa de Pós-Graduação, por meio de Edital.

Desconto: Em Reais

Quando pedir: Participar de edital de seleção de bolsista Capes

Como solicitar: Estudante em fase de matrícula:
• O estudante aprovado em processo seletivo deve apresentar o “Formulário de Cadastramento de Bolsista” à Secretaria do Programa de Pós-Graduação para abertura do protocolo.
• Dar aceite no Termo de Ciência que a Secretaria irá apresentar.
Pós-graduando (matriculado):
• Abrir protocolo no Web Aluno.
• Dar aceite no Termo de Ciência.
• Anexar o “Formulário de Cadastramento de Bolsista”.
Secretaria do Programa de Pós-Graduação:
• Abrir Protocolo no Prime somente quando o estudante for ingressante.
• Solicitar o aceite do ingressante no Termo de Ciência.
• Anexar o “Formulário de Cadastramento de Bolsista”.

Tipo Protocolo: PPGSS Dout. Bolsas Prosuc (Capes) – Cadastramento

Aplicação: A partir da indicação no edital do resultado e incidirá nas demais mensalidades do curso. A aplicação ocorrerá somente após apresentação de todos os documentos necessários para a concessão.

Acúmulo: O benefício não é cumulativo com outra bolsa de estudos ou desconto, prevalecendo, sempre que for o caso, o maior benefício de direito individual. O acúmulo de bolsas Capes com atividade remunerada ou outros rendimentos estão regulamentos em ato normativo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR e pelo Programa de Pós-Graduação.

Motivo de Cancelamento: Em caso de evasão, cancelamento de matrícula, reopção de curso, transferência externa, conclusão de curso ou por procedimentos inadequados que contrariem o Regimento Geral da PUCPR, término da concessão da bolsa pelo Programa ou pela Capes, conclusão de curso ou por procedimentos inadequados que contrariem o Regimento Geral da PUCPR ou das regras da Capes.

Formulário ou Documento para preencher: Formulário de Cadastramento de Bolsista da Capes e dados bancários