ENADE

Modalidade: Pós Graduação lato sensu

Beneficiário: Ex-estudantes da PUCPR que participaram da prova do ENADE de 2022 e 2023 e obtiveram bom desempenho no ENADE.
1º colocado -> 80% (oitenta por cento) para o mais bem colocado em cada curso
2º colocado -> 75% (setenta e cinco por cento) para o segundo mais bem colocado em cada curso
e 50% (cinquenta por cento) para estudantes que entreguem o caderno de provas no dia da Prova do ENADE e tenham obtido o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de acerto nas questões objetivas.
Os benefícios não serão concedidos mais de uma vez ao mesmo estudante que usufruir das respectivas premiações.
Para estudantes ENADE 2022: 02/01/2023 até 31/01/2025. Para estudantes ENADE 2023: 01/01/2024 até 31/01/2026.

Quando pedir: Até 30 (trinta) dias antes do início das aulas (data divulgada no site da PUCPR) para o curso de pós-graduação desejado

Como solicitar: O estudante deverá realizar a inscrição completa via site PUCPR;
O estudante deverá solicitar a bolsa até 30 (trinta) dias antes do início das aulas (data divulgada no site da PUCPR) para o curso de pós-graduação desejado, via site da PUCPR e anexar declaração ENADE emitida pela Pró-Reitoria de Operações Acadêmicas.
O estudante deverá entrar em contato com SIGA, solicitando a abertura do protocolo “Pós – Bolsas – ENADE”, anexando a declaração ENADE emitida pela Pró-Reitoria de Operações Acadêmicas;
O SIGA realizará a análise de solicitação da bolsa e estando em conformidade com as regulamentações existentes, solicitará aprovação da bolsa para a Escola ou Campus do respectivo curso e providenciará os lançamentos na mensalidade dos estudantes.

Prazo para solicitação da bolsa:
Para estudantes ENADE 2022: 02/01/2023 até 31/01/2025.
Para estudantes ENADE 2023: 01/01/2024 até 31/01/2026.

Tipo Protocolo: Pós Bolsas – ENADE

Retorno Protocolo: Com deferimento ou indeferimento será realizado via e-mail.

Aplicação: Matrícula e nas demais mensalidades do curso.

Exceção(ões): Calouros de Graduação Presencial e/ou Graduação online.
*O benefício desta bolsa não garante vaga em curso de pós-graduação lato sensu ao egresso beneficiado, de modo que a consumação do benefício permanecerá condicionada a aprovação no processo seletivo, conforme critérios descritos na página do respectivo curso no site da PUCPR e a existência de vagas de acordo com os critérios constantes em regulamentações institucionais específicas.

Acúmulo: O benefício não é cumulativo com quaisquer outros descontos e/ou outras bolsas de estudos, prevalecendo, sempre que for o caso, o maior benefício de direito individual, podendo acumular-se com financiamento educacional.

Motivo de Cancelamento: Evasão, cancelamento, transferência externa, conclusão de curso ou por procedimentos inadequados que contrariem o Regimento Geral da PUCPR.
Em caso de inadimplência em período igual ou superior a 90 (noventa) dias, poderão ser novamente incluídos no benefício a partir do mês subsequente ao pagamento ou negociação dos seus débitos.

Formulário ou Documento para preencher: Anexar declaração ENADE emitida pela Pró-Reitoria de Operações Acadêmicas