Iniciação Científica

Modalidade: Pós Graduação lato sensu

Beneficiário: Estudantes que tenham sido bolsistas da iniciação científica na PUCPR, pelo período mínimo de 02 (dois) anos, o que deverá ser comprovado por meio de declaração emitida pela Coordenadoria da Iniciação Científica e os estudantes que tenham sido bolsistas ou voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), pelo período mínimo de 02 (dois) anos, o que deverá ser comprovado por meio de declaração emitida pela Gerência de Extensão.

Quando pedir: Para solicitações antes do início das aulas: O benefício deverá ser solicitado durante o período de matrícula. Solicitações fora desse prazo terão efeito a partir do mês seguinte e não serão retroativas.

Para solicitações após o início das aulas: O benefício poderá ser solicitado a qualquer momento, sem efeito retroativo, aplicando-se a partir da data da solicitação, desde que não haja restrição da concessão para veteranos nos critérios da bolsa/desconto. As solicitações realizadas até o dia 18 de cada mês serão lançadas no mês seguinte.

Como solicitar: Para solicitações antes do início das aulas:

O estudante deverá realizar a inscrição no curso;
O estudante deverá solicitar a bolsa até 20 (vinte) dias antes do início do curso via chat disponível no site da PUCPR e anexar a declaração emitida pela Coordenadoria da Iniciação Científica.
O SIGA realizará a análise de solicitação da bolsa e estando em conformidade com as regulamentações existentes, solicitará aprovação da bolsa para a Escola ou Campus do respectivo curso e providenciará os lançamentos na mensalidade dos estudantes;
O retorno é dado pelo SIGA via e-mail ou pela forma cadastrada no momento do contato.
Para solicitações após do início das aulas:

O estudante deverá solicitar a bolsa via WEBALUNO utilizando o protocolo Pós Bolsas – PIBIC e anexar a declaração emitida pela Coordenadoria da Iniciação Científica.
A Escola/CFS realizará a análise de solicitação da bolsa e estando em conformidade com os critérios e as regulamentações existentes fará o deferimento e providenciará os lançamentos na mensalidade dos estudantes;
O retorno é dado pelo Webaluno.

Tipo Protocolo: Não se aplica.

Retorno Protocolo: Não se aplica.

Aplicação: Matrícula e demais mensalidades do curso. A solicitação deverá ocorrer no período de matrícula, sendo que após esse prazo o benefício será aplicado no mês seguinte ao da solicitação e não terá efeito retroativo.

Exceção(ões): A aplicação do benefício não será válida para os cursos de pós-graduação lato sensu que tenham limitação de vagas por liberalidade da Universidade.

Acúmulo: O benefício não é cumulativo com quaisquer outros descontos e/ou outras bolsas de estudos, prevalecendo, sempre que for o caso, o maior benefício de direito individual, podendo acumular-se com financiamento educacional.

Motivo de Cancelamento: Evasão, cancelamento, transferência externa, mudança de câmpus, conclusão de curso ou por procedimentos inadequados que contrariem o Regimento Geral da PUCPR.
Em caso de inadimplência em período igual ou superior a 90 (noventa) dias, poderão ser novamente incluídos no benefício a partir do mês subsequente ao pagamento ou negociação dos seus débitos.
Na hipótese de reopção de curso, mudança de turno, as solicitações serão avaliadas internamente quanto a disponibilidade de vagas para o curso pretendido e, em caso de deferimento, a bolsa será mantida.