PROUNI

Modalidade: Graduação Presencial, Graduação EAD

Beneficiário: Candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, e nota acima de zero na redação. Tenham:
Ensino médio integralmente em escola da rede pública;
Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.

Desconto: 50% ou 100%

Quando pedir: Após as inscrições o candidato deverá aguardar o resultado da pré-seleção no site do MEC: www.mec.gov.br no link ProUni – Programa Universidade para Todos e realizar a entrega da documentação nas datas de acordo com o cronograma do MEC.

Como solicitar: A inscrição deve ser efetuada exclusivamente pela internet, disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação. – http://prouniportal.mec.gov.br/

Tipo Protocolo: Edital:https://static.pucpr.br/pucpr/2023/05/edital-no-3-prouni.pdf?_gl=1*1d18f9o*_gcl_aw*R0NMLjE3MTg3MzYxMTUuQ2owS0NRandzYXF6QmhEZEFSSXNBSzJncW5kVUxmd0RoY0p2QUh1Z1R3SGNDR0JpeEItRDlmdVlwTXd2R3lWWGdzTUxsSlB2cTJoeVBXQWFBajBDRUFMd193Y0I.*_gcl_au*MTkxMDk3Nzc1Ni4xNzE4MTI2NDIxLjEzNTU4Mzk2LjE3MTgyOTc0MjQuMTcxODI5NzUxOA..*_ga*MTQ3OTI0NjQwNS4xNjc5MDcxNTQ5*_ga_11M5C4PYGB*MTcxOTgzNDY0Ny41MTQuMS4xNzE5ODM0NjU0LjUzLjAuMTY5MzA1NjQz

Retorno Protocolo: Não se aplica.

Aplicação: Até o limite de 10% das bolsas obrigatórias oferecidas por curso.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa; para as bolsas parciais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa.
Funcionários e filhos de funcionários (pertences a Associação Paranaense de Cultura e que se enquadram no sindicato SAAEPAR) desde que atendam aos seguintes requisitos previstos em portaria normativa e no edital disponível para consulta.
O candidato precisa ter realizado o Enem de 2022 ou 2023, obtido nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa, para bolsas integrais.
Concluído ensino médio, tanto em rede de escola pública como privada.
Não possuir diploma de curso superior.
O candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado.
Os funcionários que se enquadrarem nos requisitos e quiserem concorrer a Bolsa ProUni deverão no período de 29/01/2024 a 31/01/2024 realizar o processo de inscrição específico para estas vagas, a forma de envio e prazos detalhados constam no edital especificado acima.

O encaminhamento da documentação será digital, e ocorrerá por meio da plataforma de envio de documentação do ProUni, no site da PUCPR, conforme instruções do Manual Envio da Documentação – Reserva Trabalhista.

Para realizar a inscrição e o envio da documentação clique aqui

Exceção(ões): Estudantes que já possuem Graduação concluída

Acúmulo: Não se aplica.

Motivo de Cancelamento: De acordo com a legislação vigente do MEC, o estudante terá que comprovar aproveitamento acadêmico de 75% das disciplinas cursadas, podendo ter até duas reconsiderações, sendo que na terceira reconsideração a bolsa será encerrada. Diante do cancelamento de matrícula e conclusão de curso a bolsa será encerrada. No caso de transferência para outra Instituição, se a outra instituição aceitar a transferência a bolsa poderá ser mantida.

Formulário ou Documento para preencher: Verificar edital: https://static.pucpr.br/pucpr/2023/05/edital-no-3-prouni.pdf?_gl=1*1d18f9o*_gcl_aw*R0NMLjE3MTg3MzYxMTUuQ2owS0NRandzYXF6QmhEZEFSSXNBSzJncW5kVUxmd0RoY0p2QUh1Z1R3SGNDR0JpeEItRDlmdVlwTXd2R3lWWGdzTUxsSlB2cTJoeVBXQWFBajBDRUFMd193Y0I.*_gcl_au*MTkxMDk3Nzc1Ni4xNzE4MTI2NDIxLjEzNTU4Mzk2LjE3MTgyOTc0MjQuMTcxODI5NzUxOA..*_ga*MTQ3OTI0NjQwNS4xNjc5MDcxNTQ5*_ga_11M5C4PYGB*MTcxOTgzNDY0Ny41MTQuMS4xNzE5ODM0NjU0LjUzLjAuMTY5MzA1NjQz